Global Entrepreneurship Monitor: Empreendedorismo em Análise

25 Outubro 2010
Global Entrepreneurship Monitor: Empreendedorismo em Análise A SPI encontra-se a desenvolver os Relatórios ‘Global Entrepreneurship Monitor 2010’ (GEM) relativos a Portugal Continental, Região Autónoma dos Açores e Angola.

Iniciado em 1999, em 10 países, no seguimento de uma iniciativa conjunta do Babson College (EUA) e da London Business School (Reino Unido), o Projecto GEM tem vindo a expandir-se, contando actualmente com a colaboração de centenas de investigadores em todo o Mundo.

O GEM apresenta uma análise da relação entre o nível de empreendedorismo e o nível de desenvolvimento económico, determinando as condições que fomentam e dificultam as dinâmicas empreendedoras. Os estudos, actualmente em curso, seguem a linha dos realizados pela SPI em Portugal, nos anos de 2001, 2004 e 2007 e em Angola, em 2008.

O relatório GEM Portugal 2010 está a ser desenvolvido com a colaboração do IAPMEI, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Espírito Santo Ventures; o GEM Açores 2010 conta com o contributo da Universidade dos Açores e do Governo Regional dos Açores; e o GEM Angola 2010 da Universidade Católica de Angola e do Banco de Fomento de Angola.

Os Estudos GEM Angola 2008 e GEM Portugal 2007 estão disponíveis para consulta na secção ‘Publicações’ (http://www.spi.pt/p.publicacoes).